quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Minha Novela Imposto de Renda - Capítulo I

No primeiro post do blog eu contei que não morro de amores pelo assunto “Imposto de Renda” mas que me vi obrigada a me informar devido a um problema pessoal.

Acontece que me divorciei.  E, antes disso, nunca havia chegado perto de uma declaração de I.R, porque o meu até então (ex) marido resolvia tudo. Acho importante contar aqui, visto que depois eu descobri que muitas pessoas  já passaram por isso – não só pelo divórcio, mas pela necessidade de dominar um  “bicho de sete cabeças” de uma hora pra outra. Obviamente que cometi erros, e os percebi bem depois.  E confesso: fiquei com muito medo do leão. Fiquei com medo porque minha declaração não é simples. Aliás, a declaração de quem tem filhos nunca é simples pois, geralmente temos, despesas com médicos, educação, previdências...

E , depois da experiência, há duas coisas que eu posso garantir: a primeira é que não precisa ter sido tão difícil se as coisas fossem bem explicadas e, segundo, que eu podia ter economizado uma grana se eu tivesse entendido direito ainda em tempo. Como?

Hoje estou com pouco tempo e quero explicar com calma mas no próximo post conto como economizar quando se é divorciada com filhos e se recebe pensão!  Até mais!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Não é fácil para ninguém!

Albert Einstein  foi o mais célebre cientista do século XX. Ganhador do Prêmio Nobel de Física (1922), de títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades pelo mundo, de Membro-Honorário de várias instituições e da Medalha Copley da Sociedade Real de Londres (1925), entre tantas. No ano 2000, Einstein foi eleito personalidade do século pela revista Time.

Aos 26 anos, ele já havia publicado três artigos que revolucionaram a Física, até então totalmente baseada nos princípios de Isaac Newton do século XVIII. Dentres eles a Teoria da Relatividade, que mudou a visão que se tinha do mundo.

Einstein é conhecido mundialmente como sinônimo de gênio. Ele transformou radicalmente o nosso entendimento sobre o universo.

Por que eu estou contando tudo isso?

Adivinhem de quem é a frase a seguir:
"A coisa mais dura de entender é o Imposto de Renda."

Pois é, até ele!!!



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Famosos e o Imposto de Renda

Outro dia eu estava lendo um livro sobre os grandes autores da História, quando cheguei em Shaskespeare. E vejam só que coisa no mínimo curiosa: através do livro descobri que o autor de obras maravilhosas como "Romeu e Julieta" e "Hamlet" teve um grande problema com o fisco inglês. Achei isso tão interessante que fui pesquisar sobre outros famosos que também sofreram com a dureza do I.R.

  • Shakespeare: o cara já estava com vida de senhor feudal quando resolve "dar uma volta" no fisco. E em 1597 foi registrado como fraudador nos Anais da Agenda de Subsídios do Rei. E 3 anos depois a dívida ainda não havia sido paga!

  • Al Capone: o gangster americano mais famoso da História dirigiu uma rede de jogos, prostituição, contrabando de álcool e extorsão.  Mas foi preso por sonegação de impostos.

  • Wesley Snipes: o ator hollywoodiano, que protagonizou a famosa trilogia de vampiros "Blade", está presinho da silva por sonegação de impostos. Ele deve 12 milhões de dólares e foi condenado a 3 anos de prisão.

  • Arnold Schwarzenegger: de acordo com o Superior Tribunal de Justiça de Los Angeles, o astro de "O Exterminador do Futuro" deve 80 mil dólares em impostos atrasados. O cara é simplesmente o governador da California e sequer está em dia com suas obrigações de cidadão.

  • Pamela Anderson: a estrela de "SOS Malibu" apareceu na lista dos maiores devedores de impostos do estado americano da California por estar em débito de mais de 490 mil dólares. Pelo que temos visto por aí, estar nessa lista é um grande feito - a concorrência tá grande!

  • Nicolas Cage:  o ator teve que vender um imóvel em NY, uma mansão em Malibu, um castelo na Alemanha e uma casa em New Orleans devido à dívida de 6,2 milhões de dólares com o fisco americano.

  • Isabeli Fontana: em 2009, a modelo brasileira foi autuada pela Receita Federal em 6,5 milhões de reais por sonegação de impostos. Isabeli justificou que a maior parte dos seus rendimentos são recebidos nos EUA e já havia prestado conta para a Receita de lá. 6,5 milhões!!!

E as dívidas não acabam por aí não, tem muito mais. Mas será que o problema desses famosos com os impostos seria falta de atenção ou aquela vontade de dar uma de malandrinho?

Só sei que se lessem o blog, economizariam um belo patrimônio e muita dor de cabeça.

Um blog sobre Imposto de Renda? Sim!

Eu nunca imaginei que, tirando os contadores, alguém teria interesse em fazer um blog sobre o Imposto de Renda. E menos ainda que essa pessoa seria eu.

Não que eu morra de amores pelo assunto. Porém, no ano passado, por motivos pessoais, me vi obrigada a entender este verdadeiro bicho de sete cabeças - e tive muitas dificuldades.

Com isso, este ano assumi um compromisso pessoal: contribuir com o contribuinte!!!

Este é um blog para mulheres divorciadas, homens que pagam pensão para filhos, aqueles que sustentam seus pais, donas de casa, quem aplica na bolsa, quem vai a médicos; ou seja: qualquer pessoa completamente comum, como eu e você. Pessoas com vidas absolutamente normais e problemas cotidianos mas que penam na hora de declarar seu Imposto de Renda.

Aqui vou contar um pouco da minha história, colocar problemas reais, casos de pessoas que conheço, dar dicas, curiosidades etc. Tenho estudado muito sobre o assunto e tenho a certeza de que, juntos e ajudando uns aos outros, a gente só pague o que for devido de imposto. Devido, correto e na lei! Sou contra qualquer tipo de tentativa de enganar o fisco. Muitos podem achar que é só uma bobeira mas vale lembrar que tentar enganar o Leão é crime, gente!

E nem é necessário nada incorreto: descobri que dentro da lei perdemos muitas oportunidades, vocês verão!

Não quero mais ler a pergunta de outra pessoa no jornal e tentar adaptar para a minha vida. Nem ficar ligando para Deus e o mundo na véspera tentando entender o que a lei dia. Ou ficar nervosa se errei alguma coisa e enviei errado.

E para começar: a Receita liberou o sistema IRPF 2011 beta para teste. Como uma boa contribuinte vou baixá-lo e depois conto para vocês se mudou alguma coisa!

Se alguém quiser testar também e deixar aqui sua opinião, fique à vontade! Segue o link e o primeiro problema: esta versão é só para verão Windows… então quem tem Mac, sorry!!!

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/PgdJava/progIRPF2011JavaWinunico.htm

Até mais!!